Reforço de imunização teve auxílio da Secretaria da Saúde de Guarapuava e da Universidade Estadual do Centro-Oeste, ampliando cobertura vacinal na cidade
Um total de 120 colaboradores da Millpar, empresa 100% brasileira que exporta para 9 países a partir do Paraná, recebeu, nesta quinta-feira (4/8), doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Ao estimular que seus colaboradores tomassem a terceira e a quarta doses do imunizante, a Companhia também busca contribuir para ampliar a cobertura vacinal em Guarapuava.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Millpar, Ettore Giacomet Basile, o Dia D de Vacinação foi uma forma encontrada para proteger melhor não apenas os colaboradores, mas também suas famílias e a comunidade. Na unidade atuam cerca de 700 colaboradores, que já contavam com o ciclo completo da primeira e da segunda doses – e a ação visa alcançar o mesmo contingente com 100% de reforço de imunização.
“Essa é uma ação que traz benefícios além dos limites da empresa, pois ajuda a aumentar a proteção da população como um todo, reduzir danos causados pela doença e, assim, diminuir as internações hospitalares, permitindo que essas instituições se dediquem a outros atendimentos e a urgências e emergências”, ressalta Ettore.
Por facilitar o acesso ao imunizante e pela agilidade no processo realizado pelos alunos e professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a mobilização teve grande adesão dos colaboradores da Millpar. Conforme o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do município, Dr. Hiagor Silva, ainda é baixo o percentual de moradores da cidade que estão em dia com a dose de reforço.
“Não chega a 60% essa etapa da cobertura no município, efetivada com a terceira dose. Não sabemos a razão da resistência, mas é uma dose importante. Enquanto 96,55% do público-alvo na cidade fez a primeira dose, a aplicação da segunda dose cai para 80,07%. E apenas 59,28% de quem pode tomar a terceira já o fez”, alerta Hiagor.
O médico destaca, ainda, que ações como a realizada pela Millpar se revertem em benefício de toda a população. Hiagor explica que essa iniciativa estimula e facilita que mais pessoas tenham a imunização adequada, reduzindo os danos causados pela doença. Além de doses contra a Covid-19, também foi possível atualizar outras imunizações, como a vacina da febre amarela, por exemplo. “Outras empresas que também tenham interesse na ação podem nos contatar. Levar a vacina onde ela é necessária é uma tarefa do SUS, e se as empresas podem ajudar neste processo é bom para todos”, assegura o médico.
As 120 doses aplicadas nesta quinta-feira foram fornecidas pelo município e aplicadas nos colaboradores da Millpar com apoio de nove estudantes do 5° ano do curso de Enfermagem Unicentro, sob supervisão de duas professoras. “Pelo grande volume de pessoas, alocamos um grupo maior de alunos. Esses mesmos estudantes atuam na Sala de Vacina que fica no nosso campus, com horário de atendimento pensado para os trabalhadores, mas quando podemos fazer um mutirão assim, nos deslocamos até as empresas para acelerar a vacinação”, explica Alexandra Madureira, coordenadora do programa da Unicentro batizado de Aqui Tem Vacina.
Por atuar na área da Saúde, o vereador Wilson Anciuti, técnico em enfermagem, foi um dos principais organizadores da ação e também acompanhou a aplicação das imunizações no Dia D de Vacinação da unidade. Ele avalia que a iniciativa, em parceria com a Unicentro, pode ser replicada em outras empresas. “Esse trabalho, muito bem organizado pela universidade e pela Millpar, estimula o aumento da imunização geral no município e a adoção de outras ações semelhantes e chama a atenção para a importância do reforço vacinal”, afirma Anciuti.
Serviço
O Departamento Enfermagem da Unicentro atende trabalhadores e a comunidade em geral em horários diferenciados de vacinação
– Atendimento: quartas e quintas-feiras, entre 17h e 19h30min
– Agendamento e informações: pelo e-mail aquitemvacina@gmail.com ou pelo telefone e WhatsApp (42) 3629-8187
SOBRE A MILLPAR
Com sólida operação industrial, responsabilidade social e ambiental, a Millpar transforma recursos florestais renováveis de forma sustentável para o bem-estar da sociedade. A empresa tem avançados controles de processos, pesquisa e desenvolvimento, garantindo diversificação, flexibilidade e valor agregado à linha de produtos com acabamento em alto padrão. É pioneira na adoção do sistema finger-joint no Brasil, fruto dos constantes investimentos em equipamentos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Imprensa – Millpar
Marcelo Ermel (51) 99957-9829
Thiago Copetti (51) 99103-8737